amigos
Abre aspas:
O banco mundial questionou as Nações Unidas sobre a campanha de aumentar o uso e acessoa tecnologia em países pobres.
O argumento é que a população dos países pobres está rapidamente tendo acesso a Internet. Dessa forma a "brecha" digital está se fechando rapidamente.
Segundo o relatório metade da população mundial tem acesso a telefone fixo e 77% a rede mobile.
Fecha aspas
Essas declarações só servem para evidenciar o quanto o conceito de inclusão digital é superficial, tanto para quem diz que ele está aumentando, como para quem quer diminuir a exclusão digital.
Inclusão digital vai muito mais além do que o acesso. O acesso é só o primeiro passo embora esteja se tornando o único porque é o mais fácil de fazer e da notícia.
O mais difícil entretanto, é tornar essas pessoas com acesso, capazes de processar e produzir informação e conhecimento relevante para seu cotidiano e para sua comunidade. Isso é incluir digitalmente.
Existem vários índides de medir o grau de conectividade dentro dos países, mas não sei de nenhum deles que faça uma análise das mudanças sociais provocadas pela inclusão digital.
Só quando pensarmos para além do acesso e incluirmos na análise o uso efetivo da tecnologia é que poderemos ter um visão mais real do que é inclusão digital.
até
domingo, fevereiro 27, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
muito interessante 2
Postar um comentário