Amigos,
Já tenho lido alguns artigos sobre marketing invisíveil, mkt subliminar, etc e cada vez que leio sobre isso reforço a opinião que isso é MKT de baixo nível. É fazer mkt da pior maneira possível, literalmente engando as pessoas, na sua forma mais vulnerável. No ano passado a CBS fez uma matéria sobre o assunto mostrando as questões éticas envolvidas.
Na matéria da Istoé Dinheiro acima, é dito que existe uma empresa no Brasil criada para fazer este tip de marketing chamada Espalhe. No site da empresa eles chamam de marketing de guerrilha.
Uma das ferramentas usadas nesse tipo de marketing são justamente os blogs. Pode ser um blog que voce esteja lendo e visitando, que você jura que é imparcial e pessoal, na verdade está sendo muito bem desenvolvido para sutilmente fazer você consumir uma marca, sem que você saiba o que está acontecendo.
Uma marca que usa este tipo de marketing para atingir seus consumidores corre sérios riscos de ter passado dos limites da ética. Os consumidores que se sentirem enganados com esta abordagem podem criar um repúdio pela marca e pelos valores que ela defende.
Fazer MKT assim é um desrespeito ao consumidor. E isso não tem nada a ver com marketing viral.
abraço,
romulo
terça-feira, março 15, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário