O cliente hoje tem mais poder de informação e deveriam saber fazer melhores escolhas, mas justamente pela quantidade exarcebada de informação ele não sabe mais como decidir. Eles sabem muito de quase nada. Não muito de quase nada. A comunicação que deveria ser para o consumidor final acaba tendo que se dirigir para "especialistas", "experts". Estes é que estão fazendo a ponte até o consumidor final.
Mais informação X Pior Decisão
Acho que já falei aqui no Blog sobre isso, mas alguém que não é fotógrafo, já tentou escolher uma câmera fotográfica digital? E um celular? São tantos modelos e detalhes que fica difícil escolher qual o modelo e a marca mais adequada para você. Quanto mais tecnológico for o produto, quanto mais digital, mais difícil a escolha. Mesmo se você tiver uma marca de preferência ( de novo a marca faz um filtro) ainda assim existem muitos modelos para escolher, sem contar que as marcas está o tempo todo tornado seus próprios modelos obsoletos e lhe oferendo o último modelo. O que fazer? Existem várias opções.
A mais simples é "confiar" no vendedor, se você tiver fazendo a compra off-line e se não quer perder muito tempo comparando e escolhendo, mas você sabe que o vendedor não sabe tudo. Você sabe que não é a melhor forma de comprar, ainda mais se o preço do produto for "apimentado". Então você procura outra alternativa para escolher. Qual é?
O que uma grande parte de nós acaba fazendo é conversar com alguém do círculo de amigos, ou da família, que "entende" melhor do que você sobre o assunto. O que conta nessa hora é que precisamos de alguém em que realmente confiamos. Nem sempre nosso “expert” sabe realmente tudo, mas não confiamos nele. Então, voltando para nosso ponto inicial, na era da convergência, onde todas as mídias podem ser acessadas por todos os meios, em vários formatos, de qualquer lugar e a qualquer hora, o que nós temos é uma overdose de informação sobre produtos, cada vez mais sofisticados e complicados.
A facilidade de acesso à informação deveria nos ajudar a escolher melhor, mas acabamos nos perdendo nessa infinidade de informação e procurando ajuda em intermédiários. Pessoas de confianças. Se isso é verdade, o marketing na era da convergência deveria ser dirigido, prioritariamente para essas agentes intermédiários, filtradores da informação. O site epinions é baseado neste conceito. E nome deste tipo de marketing é marketing viral. O Seth Godin escreveu um livro chamado Ideavirus sobre o assunto e que voce pode fazer o download dele na Internet. Tem também um cara chamado Malcom Gladwell, que escreveu um livro chamado The Tipping Point ( traduzido como o ponto do desequilíbrio) que também fala sobre isso. Mas não se engane. Se você, só porque já ouviu falar de Mkt Viral, mas não leu nada sobre isso, vai pensar que é só colocar um "envie para um amigo" na sua página e já está fazendo Mkt viral. Não existe engano maior.
O que estamos falando aqui é muito mais do que cabe neste pequeno post. Por enquanto o ponto é vivemos um paradoxo de muita informação e pouca decisão e por isso precisamos de intermediários que nos ajudem a filtrar a informação. Para quem vende significa que antes de chegar no consumidor final é preciso mirar nesse grupo menor que espalham melhor a informação e não são jornalistas. até
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