quinta-feira, março 04, 2004

wi-fi roaming

Mobile-phone firms plan common Wi-Fi standard
Já que estamos falando de alianças estratégicas, eu não poderia deixar de comentar esta. No Canadá, 4 operadoreas de telecom ( celular) em criar juntas uma rede nacional de "hotspots" wireless. O objetivo é permitir ou criar o roaming entre diferentes provedores de acesso wi-fi.

Eu já comentei aqui no blog sobre isso, ou seja, a necessidade de alianças para a criação de redes wi-fi compartilhadas, com o mesmo processo de login, mais segurança para o usuário. As empresas se comprometeram a aumentar lançar 500 hotspots até o final do próximo ano.

Com este exemplo do Canadá me parece que isso será inevitável para o Brasil, ainda mais considerando nossas distáncias. Por enquanto o que estamos vendo no nosso país, ? o lançamento de hotspot por cada operadora, de forma independente. Isso só funciona se ficarmos com hotspot em aeroporto e hotel.

Se quiserem que o mercado se tome proporções maiores e tenha ganhos de escala, alguém vai ter que sentar na mesa e convidar outros a fazerem o mesmo para negociar estas alianças. Vamos ver quando isso ir? acontecer.

Nenhum comentário: