Wi-Fi's big brother
Mal a nova tecnologia chamada de WiMax aparece já se discute qual será o seu futuro. Neste artigo da The Economist o autor faz algumas considerações sobre o que é verdade ou mentira sobre WiMax.
O fato é que Intel, Nokia e ATT estão por trás de muito investimento que está sendo feito atualmente. Se você notar verá que os três são: um fabricante de chips ( natural), um fabricante de celular (?) e uma operadora de telefonia fixa que acabou de vender sua área de celular (?). Por que isso?
Acontece que WiMax, hoje, ainda é uma tecnologia de telefonia fixa. Ainda não existem chips WiMax para serem usados em dispositivos móveis ou em laptops. A Intel quer lançar chip WiMax para laptops somente em 2006-2007, quando já existirão padrões definidos. Sean Maloney, da Intel diz que WiMax will put ?the next 5 billion users? on the internet .
Na inglaterra a BT Telecom está testando a nova tecnologia em áreas rurais. Outra possível aplicação é justamente poder fornecer a "ultima milha" em locais onde não chegam os cabos telefônicos.
As operadoras fixa estão interessadas porque sobre WiMax é possível trafegar não apenas dados (Internet) mas também VoIP (Voz sob IP). Seria possível termos telefones WiMax. O uso aqui seria o de unir dois pontos fixos com uma tecnologia wireless no meio. Permitiria cobrir uma área muito maior com um custo bem mais reduzido para as operadoras.
Bom, mas esse papo todo é de tecnologia, a verdade é que existem muitos outros interesses que vão guiar qual a tecnlogia wireless que será realmente massificadora do mundo digital.
quinta-feira, março 11, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário