Wi-Fi changes virtually everything
Recentemente eu conversava com um executivo do mercado de solu��es wireless sobre quais s�o os servi�os wireless que s�o ao mesmo tempo mobile, ou seja, que s�o consumidos em movimento? A resposta � que s�o bem poucos. Posteriormente eu at� consegui pensar em dois exemplos.
Um deles � a rede "onstar" criadas pela GM, j� comentada por mim neste blog. Com este servi�o a GM pode fazer uma checagem, wireless, em um determinado carro e informar ao motorista se existe algum problema mec�nico no carro. Outro servi�o � a rede wireless montada pela CEMEX na cidade do m�xico, feita para gerenciar toda a sua frota de caminh�es que entregam concreto. Os caminh�es saem da f�brica sem saber qual o percuso do dia. � medida que os pedidos v�o chegando a rede rastreia a localiza��o dos caminh�es e envia o que estiver mais pr�ximo. Com isso conseguiu garantir todas as entregas no mesmo dia com atrazo de, no m�ximo, 20 minutos da hora programada. Isso na Cidade do M�xico.
Agora, este artigo que saiu no jornal USAToday, nos mostra que o consumidor americano est� utilizando redes wireless de formas cada vez mais diferentes, em lugares onde a princ�pio n�o seria necess�rio, como a pr�pria casa. As pessoas est�o combinando o consumo de programas de TV com a facilidade de usar o laptop na sala para interagir com o programa ou para detalhar estat�sticas de um determinado jogo que est� sendo assistido naquele momento. Outros est�o se valendo de wi-fi para levar a Internet para a cozinha e poder fazer um bolo seguindo as receitas de um site ou assistindo um v�deo de culin�ria na Internet.
O surgimento de aparelhos eletr�nicos como TV, DVD e Microsystems, com tecnologia wireless j� embutida permite a transfer�ncia de um v�deo ou m�sica do computador para o aparelho usando wi-fi. A preocupa��o com seguran�a certamente ir� produzir uma s�rie de produtos e servi�os wireless. As pessoas v�o querer controlar as luzes e o port�o da casa, sem precisar sair do carro, tudo usando tecnologias como wi-fi. Tem gente usando wi-fi at� para checar e-mails enquanto segue o filho de 4 anos pela casa.
Olhando para este quadro � que eu escolhi o t�tulo deste post. O fato de existir um servi�o wireless n�o quer dizer que este servi�o, ou esta conex�o, s� ter� valor para o consumidor nas situa��es em que ele estiver em movimento, ou fora de casa, ou em lugares onde ele n�o tem outras op��es de conex�o wire (com cabo). Nos exemplos acima o que aconteceu foi uma converg�ncia do fixo com o m�vel. Em alguns caso ocorreu o consumo, ao mesmo tempo, de servi�os fixos e servi�os wireless.
A verdade � que as possibilidades s�o tantas que n�o conseguimos vislumbrar as mudan�as que ainda est�o por surgir com o desenvolvimento das redes wireless como wi-fi. Por isso � preciso estar completamente aberto a v�rias possibilidade de uso de servi�os wireless. N�o se pode fechar nenhuma possibilidade por enquanto e n�o adianta porguntar para o consumidor se ele quer isso ou aquilo, ele tamb�m n�o vai saber pois muito poucos conseguem imaginar o que � poss�vel neste novo cen�rio wireless. Mas n�o � por causa justamente por conta de indefini�es como essa que estamos diante de um momento t�o fascinante e cheio de oportunidades?
sexta-feira, fevereiro 20, 2004
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
queria informasoi mas detalhadas o que , como poss, poarque exisat.e para que cerrvi...acho que vc pode entender minhas duvidas e responder porfavo obrigado ass .ronaldo moura...
sou facinado por tudo que e dficil de entemder mas e muito defil auguen mi esplica ... vc pod etendermi???
Postar um comentário