terça-feira, fevereiro 24, 2004

TV Wireless

Um novo segmento de serviços que vai surgir com a massificação de redes wireless é o surgimento de "canais de TV pela Internet". Primeiro foram os blogs, como este, que transformaram milhares de pessoas em editores, jornalistas e especialistas. Já começamos a ver no brasil os fotoblogs, com o surgimento de serviços MMS pelo Celular. Mas talvez a proxima geração de conteúdo na Internet serão as TV´s independentes, microsegmentadas.

Já existem algumas iniciativas na Internet com produção brasileira (veja links abaixo) mas à medida que surgirem serviços de acesso banda larga wireless, como wi-fi ou wimax, o que começaremos a ter é, não apenas uma produção mobile de conteúdo de áudio e vídeo, mas o consumo de conteúdo de áudio e vídeo através de devices mobiles. Em outras palavras, acesso wireless à Internet não será apenas para checar e-mail, mas para consumir vídeo, podendo este ser regionalizado ou microsegmentado. Imagine por exemplo a produção wireless de vídeo em um campus universitário ou em um bairro.

Surge também serviços de infra-estrutura de hosting, produção e edição de vídeo. Não demorará muito para termos, agregados ao serviços de acesso dos provedores, suporte para produção e distribuição de vídeo, como temos hoje espaço para arquivos ou ferramentas de blog gratuitamente oferecidas. Você vai dizer que já estou indo longe de mais. Talvez, o meu intuito porém é provocar idéias de novos negócios que podem surgir no momento que tivermos acesso banda larga wireless para Internet de forma massificada.

Enquanto isso vá dando uma olhada no que já existe em produção.

TVs Na Internet:
alltv
Canadian Broadcast Company
MSNBC
Painel Brasil
TV Terra

Livro sobre como montar sua Própria Rádio Web e TV Digital:
Streaming: Crie Sua Própria Rádio Web e TV Digital

P.S Este post foi inspirado na matéria sobre TV na Internet veiculada no Correio Brasiliense de 24/02/2004. De lá também são as sugestões de links e do livro. Como o site do jornal é restrito não pude colocar o link direto para a fonte da notícia como é a prática deste blog.

Nenhum comentário: