Business Standard .. Punch and pay: SMS shows the way
N�s j� sabemos que o m-commerce � uma realidade na Europa, mas j� podemos ver aplicativos na �ndia e nas Filipinas.
Esta not�cia que faz um apanhado geral do m-commerce, tanto do seu potencial como das dificuldades que encontramos nos est�gio atual. Ou melhor, no est�gio em que eles se encontram.
Algumas quest�es a serem pontuadas.
1. Enquanto as compras de com celular forem de valores pequenos, ou que demandem micropagamentos, � poss�vel que as companhias telef�nicas aceitem o risco de ter o d�bito feito na pr�pria conta de telefone.
2. Mas se formos pensar em valores maiores do que $100, por exemplo, ser� necess�rio que os bancos entrem na cadeia de valor para que o processo de pagamento funcione.
3. O M-commerce pode trazer mudan�as no modelo de neg�cio de uma companhia telef�nica. Nesta not�cia um executivo da India afirma textualmente que eles querem "redefinir o modo em que uma compahia de telefone funciona". Antes era apenas voz, hoje � dado, amanha...
4. Ainda falta a for�a do contexto. Tenho batido nesta tecla aqui, mas o fato � que pensar que vai-se usar telefone para comprar tudo � bobagem. Agora � maravilhoso n�o precisar pegar fila para comprar entrada de cinema no s�bado a noite. No Brasil isso j� foi tentado sem sucesso, mas a �ndia est� fazendo.
5. � dif�cil imaginar o futuro pra al�m das nossas pr�prias experi�ncias. Por isso � sempre bom incluir as novas gera��es como futuras usu�rias e ver como fica o cen�rio. Uma nova gera��o acostumada a mandar mensagem via SMS estar� mais preparada para M-commerce do que eu com 36 anos que raramente uso meu telefone para mandar mensagem de texto.
quarta-feira, outubro 08, 2003
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário