sexta-feira, outubro 03, 2003

M-Commerce dentro da loja

TheFeature :: In Store M-Commerce
Vejam um exemplo de combina��o de diversas tecnologias promovendo m-commerce e juntando o com�rcio tradicional com Internet em um determinado contexto �nico de compra. Eu explico.

Assim que celulares e PDA's wireless estiverem mais populares ser� poss�vel comparar pre�os da loja em que voc� est� fisicamente com uma outra, ou at� no mesmo shopping. Por exemplo, digamos voc� est� na livraria de um Shopping e que saber quanto est� o livro em outra livraria no mesmo shopping ou em outro shopping. Voce pode acessar o site da outra loja ou um site de comparativos de pre�o (buscap�, por exemplo) e tudo resolvido. J� ser� um avan�o na pesquisa de pre�o na hora que voc� precisa.

Mas uma empresa chamada Neomedia est� dando um passo al�m, tornando esta compara��o muito mais f�cil. Ela desenvolveu um produto em que o cliente, utilizando um Celular ou PDA com c�mera digital, bate uma foto do c�digo de barras do produto. Essa foto ser� enviada via Internet wireless para o aplicativo da Neomedia que transforma a imagem em informa��o. No caso do livro transforma em ISBN (aquele n�mero c�digo do livro). De posse desta informa��o e usando web service (a Amazon por exemplo j� oferece o acessou ao seu banco de dados em qualquer dispositivo ou formato. At� com o tradutor babylon voc� faz pesquisas na amazon) eles acessam o banco de dados de outras livrarias e retornam o pre�o do livro para que o cliente compare o pre�o.

Resumindo, voc� est� numa loja e nao sabe se o pre�o daquele produto est� bom ou n�o. Como fazer? Voc� bate uma foto do c�digo de barras do produto com seu celular e recebe como resposta o valor do produto na concorr�ncia. Imagine isso nas m�os de mulheres (brincadeirinha) em uma tarde num shopping...vai ser uma festa. Ou ainda quando voce vai fazer um enxoval de casamento, por exemplo, onde se compra coisas que nunca se comprou na vida. Com esse produto a compara��oo de pre�os vai ficar divertido.

Gostaria de chamar a aten��o para outro fato. Este produto refor�a a import�ncia de solu��es baseadas no contexto de uso. Quando o contexto � levado em conta uma commoditie (comparar pre�o) pode se tornar valiosa. Olhando rapidamente esta aplica��oo ter� um uso espor�dico. Mas em determinados momentos ser� valios�ssima para quem est� com pressa.

Nenhum comentário: