A publicidade est� chegando na tela dos celulares. Este artigo da revista Teletime conta um pouco sobre isso e mostra o potencial do canal.
Eu repito o que est� cada dia mais claro para mim. O grande desafio do marketing daqui em diante � saber fazer marketing sem invadir a privacidade do cliente, sem fazer um marketing intrusivo.
� medida em que a propaganda chega ao canal mais pessoal at� agora, como � o caso do celular, ela pode fazer algo extremamente focado, �til e relevante e ao mesmo tempo pode desagradar completamente o consumidor.
A TV � m�dia de massa, na internet j� � possivel acompanhar o uso de um computador mesmo que o usu�rio n�o seja identificado, mas ainda assim pode ser que o mesmo computador seja usado por duas ou tr�s pessoas. Mas com o celular � diferente. Cada um tem o seu. O que for enviado para meu n�mero ser� visto por mim.
A falta de vis�o de marketing de relacionamento das operadoras impediu que elas tivessem um cadastro mais rico dos seus usu�rios. O que ela sabe sobre cada um dos donos dos celulares? O que ela sabe sobre gostos, estilo de vida, prefer�ncias? Nada ou quase nada. Por isso na hora de lan�ar um novo produto s� sobra a idade como vari�vel de perfil do cliente.
Chegou a hora do marketing individualizado. Ou ser� algo muito �til ou ser� desastre para n�s consumidores. Infelizmente o hist�rico da propaganda at� aqui n�o nos anima muito. Eles s�o viciados no marketing de massa.
at�,
romulo
terça-feira, outubro 19, 2004
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