Will Phone Users Cut Their Cords?
Este coment�rio de um analista da S&P (Standar & Poor�s) sobre a tend�ncia dos servi�os de telefone nos EUA ap�s o dia 24 de novembro, quando inia a portabilidade dos n�meros, mostra o quanto a vida das operadoras de telefonia fixa, vai se tornar mais dif�cil nos pr�ximos anos.A Baby Bells, por exemplo, perdeu 4% dos seus clientes nos �ltimos 12 meses. Isso se d� por v�rias raz�es, segundo o analista:
1.Nos EUA, a portabilidade n�o ser� apenas de celular para celular. Mas de fixo para celular. Ou seja, pessoas que tenham telefone fixo poder�o migrar para telefone celular SEM PERDER SEU N�MERO FIXO, desde que se mantenham na mesma �rea de DDD.
2.A guerra de pre�os dos celulares j� est� bem avan�adas e amea�a a custo mais baixo das liga��es de telefone fixo. A T-Mobile que tinha um plano de liga��es livres no final de semana, agora incluiu a sexta-feira no plano. A Sprint que tinha um pacote de liga��es livres � noite, aumentou as horas de in�cio do plano e agora ele come�a �s 7pm. A Sure West, operadora da calif�rnia, agora cobra $29 para liga��es ilimitadas. Isso come�a a competir com os pre�os da telefonia fixa.
O analista ainda aponta duas amea�as para Telefonia fixa nos EUA:
1. Os clientes est�o confiando cada vez mais nas companhias de celular. Os pacotes de servi�os ajudam nisso.
2. Os clientes de telefone fixo est�o deixando de ser leais ou fi�is � medida que est�o se sentindo confort�veis com telefone celular.
Segundo uma pesquisa do IDC, 16% dos entrevistados s� usa celular para fazer suas chamadas. Entre os jovens at� 24 anos, 20% n�o usam mais telefone fixo.
O que isso nos indica, no Brasil?
Primeiro, a queda das receitas de telefonia fixa, j� deve estar acontecendo no Brasil. Eu n�o tenho acesso aos n�meros, mas j� sabemos que a quantidade de celulares j� � maior do que a de telefone fixo.
Para as camadas mais pobres da sociedade, que no caso brasileiro, � a grande maioria dos consumidores de telefonia, faz mais sentido comprar um celular pr�-pago como primeiro telefone, do que ter um telefone fixo, com tarifa fixa, usando ou n�o usando.
Como j� dissemos em outros posts, a guerra de pre�os da telefonia celular s� estar come�ando. Novos pacotes ir�o surgir, tornando os pre�os ainda mais competitivos.
A portabilidade ainda est� come�ando a ser discutida na Anatel e acirrar� ainda mais a competi��o no mercado.
Por �ltimo, � preciso lembrar que, silenciosamente, o servi�o de VOIP ( Voz sobre IP) j� est� roubando uma pequena parte das receitas de telefonia fixa no mercado corporativo. Cada vez mais empresas, adotam VOIP para montar, por exemplo, seus call centers.
Em resumo as empresas de telefonia fixa est�o entrando no que o autor Clayton Christensen chama do "dilema da inova��o". Insistir em melhorias incrementais do seu produto pode levar� � sua morte pois existe uma tecnologia de ruptura j� no mercado. Por outro lado, ainda � a sua maior fonte de receita. O que fazer com o neg�cio quando se sabe que ele est� morrendo, mas n�o d� para se livrar dele agora sen�o � a morte do mesmo jeito? Eis o dilema.
terça-feira, novembro 25, 2003
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário